quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Coletes

Sou motociclista há cerca de 27 anos e até hoje ainda não consegui perceber a utilidade dos chamados "coletes motard". Bem sei que sou motociclista e não "motard", talvez seja por isso que a minha cultura motociclistica não me permita compreender tal utilidade.

Um capacete serve para proteger a cabeça, as luvas protegem as mãos, um blusão protege o tronco, etc etc.

E o colete?

Há uns tempos, num conhecido moto clube, designei este acessório como um "colete patético" como era de esperar ganhei logo ali uma série de amigos e muito mais inimigos. Mas é assim, nesta vida é dificil agradar a todos. Pela minha parte sou teimoso e marreta q.b. para manter as minhas ideias e não me deixar levar em carneiradas.


E já agora, porquê o preto? Existe alguma obrigatoriedade de trajar maioritáriamente equipamentos pretos? Fica a questão.........

35 comentários:

Fpereira disse...

Confesso que é uma das peças de vestuario utilizadas por alguns motards que os identifica logo (Pela negativa)

Pelo menos para mim.

Anónimo disse...

Ora então é assim:
Ainda se o colete fosse em pele de cobra, talvez fosse para a iguana que vai poisada no guiador se sentir em família.
Já sei. O cheiro que emana do colete atrai as fêmeas!
A cor preta, que absorve mais o calor, deve ser para no verão abater para aí uns 3,7mm de barriga...

Anónimo disse...

O preto servia para esconder as nódoas de oleo, no tempo em que as motas davam alguns problemas. O colete não faço ideia mas deve haver alguma explicaçao lógica.

Erg disse...

Para mim é BIMBO.........

Barbas disse...

Meus caros,
o "colete de cabedal preto" está para os "motoqueiros" como o "colete de bolsos tipo explorador" está para os passeios de jipe!
São ridículos e não servem para nada! É uma "pseudo-afirmação" de uma identidade que não se tem!

Passo a explicar:
Quem anda de moto, sabe que deve andar protegido, como tal, não faz qualquer sentido o uso de um coletezinho de cabedal (que por vezes até são de napa), sobretudo se for usado sem nada por baixo!! Ridículo...
Quem conhece os coletes "tipo explorador", sabe que é impossível colocar objectos em todos os bolsos. Se assim fosse, o portador do colete dificilmente conseguiria andar 2 metros!! Ridículo...

Além de tudo o mais, estas duas peças de roupa, se assim se podem chamar, transportam-me de imediato para o mundo das minis, das sandes de coirato e dos arrotos em viva voz acompanhados de palavrões!!
Simplesmente foleiro!!

Há até quem me tenha já chamado "sulista/elitista", mas digam lá que não tenho razão...

Zpirata disse...

Por mim gosto muito dos coletes...
Distinguem-se logo e assim mesmo antes de abrirem a boca já sabemos ao que vamos !!
Como diz o BARBAS está para os coletes de bolsos dos exploradores que tem também uma serie de outras caracteristicas curiosas:
são hiper activos,
usam calções e botas
e são especialistas em tudo!!!

Anónimo disse...

O mundo está cheio de iluminados como tu que volta-e-meia têm uma ideia e acham que são uns génios. Falham em constatar o óbvio e aproveitam ainda assim para se acharem engraçados.

Primeiro o óbvio: Os coletes, tal como qualquer outra peça de roupa não têm exclusivamente um objectivo funcional. É tal como as cores. Tens roupa de várias cores? porque? A que objectivo serve? Preocupaste em não usar muitas cores ao mesmo tempo? Qual é a utilidade em termos de segurança?

Segundo: Basta pensar um bocadinho (nem sequer muito) para ver uma utilidade mecânica no uso dos coletes no caso de motociclistas. Andar de mota faz frio, e o colete ajuda a proteger o tronco do frio sem acrescentar restrições aos braços que são precisos para conduzir.

Terceiro: Não há gente mais preconceituosa do que as que criticam o "estilo" ou os hábitos de outros. Não gostar está bem, é um direito, fazer-se de engraçado à custa de outros, lembra a palhaçada.

Paulo Gomes disse...

Obrigado pelo este último comentário. É importante conhecer as diferentes opiniões.

RGomes disse...

alem de tudo isso, serve para identificar os motards, tanto por nome como por grupo.
tentem procurar um grupo no meio de uma concentração e digam-me se não é mais fácil quando estão com um colete com o logotipo do grupo.

tenho muita pena que neste pais, ainda se tenha a ideia que qualquer pessoa que ande de moto, seja considerado um "fora da lei", um bebado, etc, etc, etc...

...enfim... sem comentarios...

Anónimo disse...

Então cá vai a minha ideia sobre os coletes e alguma informação para estes pobres coitados que só criticam porque devem ter uma vespa ou um secador. os coletes são como já disseram uma forma de identificação, tal como uma equipa de futebol tem um equipamento todo igual, tal como um grupo de pessoas que partilham algumas coisas: 1º a mesma paixão, ou seja o prazer de conduzir uma mota integrados num grupo com as mesmas ideias e rituais, e em 2º a cor preta, sempre associada ao luto, neste caso ao luto pelos falecidos em acidentes envolvendo motas. espero ter esclarecido essas mentes que estao habituadas a fazer pensamentos a 50 km/h pois as suas motas não dão mais, ou seja são os infegas dos passeios das concentrações e só provocam aquecimento nas motas de verdade...tenho dito e passem bem...

Anónimo disse...

Cada um é como é, cada um tem direito de vestir colete ou nao, independente do secador ou mota k possa possuir. e para terminar nao se escreve 'motrizada'mas sim motorizada, corretamente seria ciclomotor.
os melhores cumprimentos

Edith Star disse...

Como é que alguém que escreve "k" em vez de "que" se atreve a corrigir a expressão popular "motrizadas" ?!!!!.....

Anónimo disse...

leather vests are so cooollll !!!

Anónimo disse...

Meus amigos é assim,sejamos motards, motociclistas ou outros nomes que pretendam chamar ao pessoal que anda de mota,acho que deviamos ser solidários uns com os outros e não criticar as peças de vestuário que cada um usa.Porque não sei se já repararam em alguns ditos coletes que algumas pessoas desdenham há a informação do grupo sangue e há até quem ponha outras informações,é claro e como já foi dito também serve para indentificar cada um através dos logotipos que são aplicados nas costas do dito colete.

Anónimo disse...

E AS GRAVATAS SERVEM PARA QUÊ? NO ALENTEJO COSTUMA-SE DIZER OLHA AI VEM MAIS UM BACARO COM
ESCALHO.......

Anónimo disse...

Ah ah ah, isso parece uma discussão da Fátima Lopes primavera/verão!

Para os burrinhos que se mijam nas calças quando observam de longe um grupo de motociclistas (e não motoqueiros), andar de mota é um prazer que não está ao alcance de todos, mas esse alcance em nada é financeiro mas sim intelectual.

Ok, há os que se sentam em cima de um motociclo e só querem ver o fim à estrada sem tirar proveito das belezas que a estrada tem, mas há outros casos, os "easy rider", em que fazem do "andar de mota" um conceito de vida!

Para os espertos que devem ser menino de coro, os Grupos Motard fazem mais campanhas de solidariedade (vejam se conseguem ler a palavra anterior) do que muitas das chamadas instituições com o mesmo fim.

Leiam sobre o que é ser motociclista antes de falarem, cultivem-se, larguem as novelas e as passereles.

Anónimo disse...

O Colete esta para os motociclistas como a capa para os estudantes. Simples não é?

sosales24 disse...

A avaliar pela Motinha que esta na foto, está mais do que explicada a razão da pergunta acerca dos coletes.
Sinceramente fico admirado que alguém que tenha tão sabias palavras perca tempo a pensar na razão dos coletes Motards. Pelo ponto de vista apresentado, suponho que na sua óptica, todas as peças de vestuário que se usa quando se anda de mota tem que ter uma utilidade, sendo assim suponho que não use nem cuecas nem meias. Já agora um conselho, com essa maneira de pensar, não diga a ninguém que é motociclista, porque para a maioria da comunidade motard... Você é mesmo só mais um gajo que anda de mota. Agora pode censurar a minha opinião e não publicar pois o que interessa esta feito.

Paulo Gomes disse...

Caro Sosales24, claro que tenho imenso gosto em publicar o seu comentário! Aliás fico contente que, uns anos depois, este post ainda recebe comentários e mexe com as pessoas. Obrigado!

Anónimo disse...

colete é para identificar o verdadeiro motociclista de idiotas que não sabe o que é ter amor por aventura.

Anónimo disse...

FDX.... EM FIM KAMADA DE IDIOTAS FIKO TOLO KOM TANTA TOLICE... PRIMEIRA AEXPLIKACAÇAO PARA O NOME MOTARD....
O MOTOCICLISTA FAZ O SEU DIA-A-DIA DE MOTA...
O MOTARD FAZ PASSEIOS...
E O MOTOKEIRO SERVE PARA FODER A KABEÇA A TODA AGENTE A FAZER BARULHO FAZER KAVALINHOS E ESSAS CENAS TODAS... PRIMEIRA PART TE EXPLICADO?
AGORA PK O COLETE?
O KOLETE E UMA FORMA D REFRESCAR ENKANTO ANDAS D MOTA...EM DIASDE SOL NAO VAIS ANDAR DE KASAKO DE KABEDAL VERSTIDO NE? E FIKA MAL USAR SO A T.SHIRT POR TRADIÇAO A PARTE SUPERIOR D UM MOTARD TEM DE SER EM KABEDAL POR ISSO TEM O COLETE O KASAKO AS LUVAS E O LENÇO TUD EM KABEDAL.... MAS ALGUMA KESTAO? AFFFF

Erg disse...

Colete é bimbo....:)
E ser anónimo tambem

Mas eu não percebo nada disto e ando de moto há muito pouco tempo.
E nunca passo dos 50 kmh porque tenho medo...

Anónimo disse...

jovem la por ter uma ktm nao quer dizer que seja o melhor do seu bairro,ou que seja o individuo com mais cultura deste sitio,deixe lá os coletes em paz e as motos pq parece-me que o senhor nao sabe o que significa andar de moto,se calhar nao devia ter começado o gozo que começou...

Rui Silva disse...

Acabo por deixar um comentário a vários comentários e ao próprio texto inicial que deu forma a esta distinta discussão.

Antes de mais acho que é improprio para alguém que anda de mota se considerar Motard, motoqueiro ou motociclista, todos andamos sobre rodas e todos sofremos com os nossos erros e com os erros dos que não nos respeitam.

Mas já que a vestimenta de um motard é assim tão importante para a nossa classe social, queiram voces saber que quando tive recentemente um acidente de mota fui socorrido por tanto por motociclistas de colete como sem, ou seja, não ouve ninguém que ficasse indiferente, apenas os que passavam de carro não paravam e olhavam com um olhar reprovador, como quem diz "O gajo da mota foi o culpado" isto claro só porque venho de mota e só porque é uma custom.

é ridículo não compreender um objecto e rejeita-lo prontamente sem o tentar intender e a todos os que tremem de medo dos coletes deixem que vos deixe algumas frases que têm muita verdade.

"
- Eu vi-te a puxar os teus filhos para junto de ti quando nos cruzámos no passeio
- Mas tu não me viste a fazer de pai natal no centro comercial

- Eu vi-te a mudares de ideias em relação a ires a este ou aquele restaurante
- Mas tu não me viste na reunião de recolha de fundos para os necessitados

- Eu vi-te a fechar a janela do carro e a abanar a cabeça quando eu passei
- Mas tu não me viste quando eu ia atrás de ti e atiraste a ponta do cigarro fora

- Eu vi-te a franzir o sobrolho quando eu sorri aos teus filhos
- Mas não me viste quando eu tirei um dia de folga do trabalho para ir distribuir brinquedos aos miúdos necessitados

- Eu vi-te a revirar os olhos quando olhaste para os nossos casacos e luvas de cabedal
- Mas tu não viste quando eu e os meus amigos os entregámos aqueles que não tinham nada

- Eu vi-te a olhar assustado para as minhas tatuagens
- Mas não me viste a chorar quando os meus filhos nasceram e eu tatuei os seus nomes no meu coração

- Eu vi-te enquanto aceleravas para ir a lado nenhum
- Mas tu não me viste quando eu ia para casa ter com a minha família

- Eu vi-te a queixar do barulho das nossas motas
- Mas tu não me viste enquanto mudavas de musica na rádio e te enfiaste na minha faixa

- Eu vi-te a gritar com os teus filhos no carro
- Mas tu não me viste a segurar a mão do meu filho sabendo que ele estava em segurança atrás de mim

- Eu vi-te a acelerar á chuva
- Mas tu não me viste encharcado até aos ossos só para que o meu filho mais velho pudesse utilizar o carro

- Eu vi-te a passares o sinal amarelo só para poupares uns minutos
- Mas tu não viste que eu queria voltar á direita

- Eu vi-te cortares-me a passagem só porque querias estar na mesma faixa que eu
- Mas tu não me viste sair da estrada

- Eu vi-te esperar impacientemente que os meus amigos passassem
- Mas tu não me viste, porque eu morri no dia em que me cortaste a passagem

- Eu era apenas um motard................
Uma pessoa com família e amigos
MAS TU NÃO ME VISTE
"

Anónimo disse...

Simplesmente excelente...

Unknown disse...

porra a galera só fala mau, mais o colete feito de couro é para proteger o peitoral de pedras pequenas nas estradas, mais que pena vc´s serem motoqueiros.kakakakkskskskskk...
só tem conhecimento que é motociclista.

Anónimo disse...

ora viva pessoal eu pertenço a um grupo motard harley davidson onde e normal usar o tradicional colete onde nos com a região e pais a que pertençemos pessoalmente uso e gosto

frederico disse...

No meu ponto de vista só deveria falar sobre os coletes quem realmente conheçe a historia. Ha aqui comentarios que em fim me deixam parvo tipico de quem não sabe sequer o que é uma moto menos o que é um motard em fim LEIAM O LIVRO do verdadeiro motard e da historia do colete

Anónimo disse...

RUI SILVA,

NÃO CONHECIA O TEXTO.
OBRIGADA PELA RESPOSTA A TANTO PRECONCEITO!

QUANDO SE JOGAM PEROLAS A PORCOS ALVEZ NÃO CONSIGAOS QUE SE AÇA UM COLAR, MAS QUEM SABE PODE SER QUE AS PEROLAS FIQUEM A BAILAR NO PENSAMENTO DOS MAIS INCULTOS QUE QUERIAM APRENDER ALGUMA COISA.
BEM-HAJA.

Unknown disse...

esse paulo gomes deve ser mesmo loiro lol lol os coletes nao sao propriamente para andar de mota mas servem para usar os logotipos do grupo motar onde a pessoa pertence mas como tu es um grande burro nao percebes o uso do colete deves ter uma bicicleta a pedal e bem podre se foces motar a serio nao estavas com esse problema do colete lol lol




Paulo Gomes disse...

Todas as opiniões contam, obrigado!

Anónimo disse...

Enfim, comentários tão absurdos, talvez tal e qual como quem os publicou.... conheço muito motard e motociclista, desde o Pedreiro ao Cirurgião, Medico, Juiz e Advogado, entre outros, e tanto no meio motard como nos outros meios há boa gente e gente menos boa, mas enfim, os cromos também tem direito a andar neste mundo... quanto ao colete, não é preciso tirar um doutoramento em utilização de coletes para saber a finalidade, passo a citar, o colete serviu e serve para aconchegar as costas do frio, por isso se usavam antigamente juntamente com os fatos de cerimonia, trajes académicos entre outros fins, o colete motard em pele, para alem dessa finalidade, serve como meio de protecção do tronco e peito, bem como para colocar alguns objectos pequenos, identificação do grupo a que pertence, e emblemas de encontros por onde foi passando. Quanto à cor preta, deve-se ao facto de antigamente as motos avariarem com maior frequência que hoje e eram reparadas conforme podiam, e usar um colete preto sempre escondia a sujidade.
Meus caros, se não gostam não critiquem, que eu também vejo muito burro e muita besta e olho, consinto e calo.... boas curvas aos que gostam de motos, de bicicleta, de carro e aqueles que apenas andam a pé.

cid disse...

E agora já sabem para que serve o colete MOTARD???

Anónimo disse...

Aqui temos bastantes pessoas que caracterizam a sociedade que temos, ridicularizam qualquer ideia que não entendam. Sejam mais compreensivos e tentem aprofundar um assunto antes de falar sobre o mesmo.
Em relação ao colete não é necessário ser um génio para saber o significado do seu uso. A cor preta ja ficou esclarecida por ser uma cor que escondia e disfarçava a sujidade, quer no colete como nas vestes/corpo do condutor. Quem anda de mota sabe da mobilidade que é necessário ter nos membros superiores para manejar o veiculo. Sim, porque as motas não são apenas conduzidas em estradas retas no meio de descampados ao estilo texano. Daí a utilização de coletes, que normalmente são usados por cima de outras vestes. E em relação ao material do colete, a pele foi escolhida por motivos lógicos. Quem se veste diariamente sabe da impermeabilidade e da proteção que a pele oferece contra o vento. Sendo o peito uma das partes do corpo do motociclista que mais exposta está ao vento e uma das partes do corpo por onde perdemos mais calor corporal, esta é uma veste a se usar em velocidade.
Como a cruz é um simbolo dos cristãos, a veste branca o simbolo do papa, e entre muitos mais exemplos, o colete passou a ser um simbolo do motard. Ou seja, ja não é um objeto usado tanto pela utilidade mas sim pelo simbolismo.
Em relação aos motards usarem apenas o colete e serem "todos" uns porcos, não vamos generalizar uma comunidade só porque voces não gostaram de algo que se passou na vossa vida e que possa estar um motard ligado ao assunto. Do mesmo modo que há motards cabeçudos e irresponsáveis, também há padres pedófilos, professores incompetentes, políticos corruptos, presidiários inocentes, etc.
Existe uma diferença entre ideais e pessoas.

João Sousa disse...

voces sao uma cambada de ignorantes!
Nao pelo facto de nao saberem para que serve o colete, mas pelos comentarios que tecem, nota-se o vosso desprezo pela comunidade motard, por todos aqueles que teem uma mota potente ou nao, que muitos de voces gostavam de ter! (eu apenas tenho uma 50, por isso nao vao por ai)
E respondendo á questao principal, o colete alem da proteçao extra do vento e da chuva, serve para colar/cozer emblemas, de grupos, concetraçoes, homenagens, tipo de sangue (em caso de acidente), de tudo um pouco, cada colete é unico, criado pelo dono, que com muito orgulho o ostenta!
Peço desculpa se ofendi alguem, mas acho mal o desdem que existe pelos motards, sao um grupo/comunidade como tantos outros... Obrigado, João Sousa