domingo, 11 de novembro de 2012

Lacagem de quadros de moto - Dicas

Recuperar e restaurar motos clássicas ou antigas é uma atividade com cada vez mais adeptos, quer sejam profissionais quer sejam amadores.
 
É importante saber como recuperar cada um dos componentes, o tratamento e pintura dos componentes metálicos é normalmente o inicio dum trabalho de restauro.
 
Pela minha experiência a lacagem é a melhor solução para quadros e outros componentes estruturais duma moto.
 
Falemos apenas do quadro já que outros componentes não exigem tanta atenção.

Para mandar lacar um quadro há que ter em conta alguns detalhes:

1- O quadro deve ser entregue totalmente desprovido de qualquer peça de plástico, borrachas, instalação elétrica e rolamentos. Placas cravadas com numero de quadro devem ser retiradas.
Há muita gente que não se preocupa em desmontar peseiras, descanso ou outras peças, as peças deve ser desmontadas uma a uma pois só assim se consegue  um resultado final igual ao original.
É altamente recomendável isolar caixas de rolamentos e outros locais onde se exige alguma precisão e não deva entrar a lacagem. Ter especial atenção a roscas que podem ser tapadas com velhos parafusos ou até com aquelas buchas de madeira usadas pelos carpinteiros na montagem de moveis. Isolar estas partes vai facilitar todo o trabalho de montagem.

 
2 - A lacagem é feita com pó termo endurecível, cozido em estufa a aproximadamente 200ºC resulta num acabamento de excelente aparência e resistência. Como referi anteriormente, é necessário isolar as partes que não devem apanhar lacagem já que remover lacagem aplicada por engano torna-se bastante difícil especialmente em locais de acesso mais complicado. 
 
Existe no mercado e, mais concretamente na unidade industrial onde trabalho, as cores mais usadas nas pela maioria das marcas. No sistema de lacagem não  é permitida a afinação de cores como se faz nas tintas liquidas convencionais, a cor é preparada no fabricante e é assim que tem de ser aplicada.
Cada peça só pode ser lacada numa única cor.
 
Estou disponível para ajudar! Podes colocar a tua questão em comentário, terei todo o gosto em responder!

Ver mais sobre este assunto: AQUI
 

11 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde,
Gostei imenso do seu blog.. realmenteando a procura de uma casa que faça lacagem de um quadro de moto e não encontro nada emcontro nada..
Tambem queria zincar uns parafusos e peças de um restauro.. será que me pode dar uma ajuda? cumprimentos

Diogo540(A)hotmail.com

Paulo Gomes disse...

Obrigado por ter visitado o meu blog!
Se quiser pode enviar uma mensagem para o meu mail: rgomespaulo@netcabo.pt
Terei todo o gosto em indicar quem faz os trabalhos pretendidos.

Unknown disse...

Oi amigão, estou querendo restaurar munha Sahara 97, que tipo de tinta devo usar para pintar o motor? Obrigado

Unknown disse...

Amigo, gostei muito do Blog, poderia me dar umas dicas para restaurar uma Sahara 97. Obrigado

S.F. Coating disse...

Boas,
Parabéns tem aqui um excelente blog!
Já vi que partilhamos gostos semelhantes :)
É você que faz as lacagens? Passe no meu blog e dê a sua opinião, ainda está no início e eu também mas haverá novidades constantes.
Um pequeno reparo de quem ainda percebe pouco de lacagem, mas é possível aplicar várias cores numa só peça.
Um abraço!

Unknown disse...

Olá amigo, qual a diferença entre a lacagem e a pintura a pó?

Paulo Gomes disse...

Lacagem e pintura a pó é a mesma coisa! Em inglês, como muita vez é usado, é o "powder coating"

Unknown disse...

Obrigado pelas informações.
Sabe-me dizer onde posso encontrar informação acerca das cores disponíveis para lacagem de quadro, baínhas de suspensão e jantes de uma moto?
Obrigado.

Unknown disse...

Boa tarde! Sabe me dizer o preço para a lacagem do quadro de uma yamaha banshee. Obrigado

Paulo Gomes disse...

caro "unknown" para preços queira contatar o para o meu mail : rgomespaulo@netcabo.pt
obrigado

Norberto Duarte disse...

Bom dia. Estou a restaurar uma Motorizada de 1958, uma Famel Foguete.Como vou ter de a pintar e a cor original e em azul claro metalizado, gostaria de saber se é possível lacar nessa mesma cor ?