As rodas de raios nem sempre acolhem a maior simpatia quando estão em mau estado.
Qualquer trabalho em condições que se queira fazer implica desenraiar as rodas e com isso algumas dificuldades com raios e porcas com ferrugem. Nestes casos é preciso muita paciência e muito WD40, isto quando queremos recuperar os raios.
Quando não se pensa em recuperar os raios, então um corta-arame é a ferramenta adequada!
Separados, aros, cubos e raios há que pensar o que se quer fazer a cada um deles: recuperar conforme original ou personalizar.
Aros cromados devem voltar a ser cromados! Isto é uma carga de trabalhos. Porquê? Porque o trabalho de cromagem é normalmente muito caro, para agravar a coisa, existem poucas casas com capacidade de fazer bem feito. Cada vez mais é dificil encontrar uma cromagem, uma boa cromagem é ainda mais dificil.
Em muitos casos é fácil encontrar aros cromados novos, alguns até bastante baratos mas de proveniência duvidosa.
Pessoalmente fujo de tudo o que seja cromado!
Os aros de aluminio quando estão muito danificados é dificil recuperar o aspecto original, também não é dificil encontrar novos nos mercado onde, os bons são caros e os baratos nem tanto.
Em alternativa à originalidade há a lacagem. Presentemente a lacagem de aros é mais procurada do que outro tipo de acabamentos. Tanto os aros de aluminio como os de aço podem ser lacados.
Os raios e respectivas porcas podem ser zincados, claros está, isto só vale a pena se estiverem inteiros e com roscas em boas condições.
Um cubos podem ser lacados. Para isso é necessário fazer os preparativos como referi para as jantes.
Preparados os componentes que constituem a roda é necessário voltar a enraiar, ora aqui está outra dificuldade. Enraiar é dificil quando não se sabe! Muitos mecãnicos mais jovens nem sabem como isto se faz, nada melhor do que um mecânico "old-school" para fazer este trabalho correctamente.
Deixo aqui umas fotos dum exemplo do que se pode fazer com lacagem de aros e cubos e zincagem de raios.
Ver mais sobre este assunto: AQUI
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