domingo, 18 de março de 2012

Dr 600 Djebel & XL 125 Paris-Dakar



Duas Trails vindas directamente dos anos 80 !
Estávamos no tempo em que os construtores de motos começaram a dar atenção ás provas como o Paris Dakar criando modelos de inspiração africana para o público em geral. Quase todas as marcas tinham investido nisto. Como principais caracteristicas podiamos encontrar os depósitos de gasolina de grande capacidade, guarda-lamas mais largos ou com abas, protecções de carter, e, claro está, designações alusivas ao continente africano. Nomes como "Djebel", "Tenere", "Africa-Twin", "Paris Dakar", e tantos outros ficaram imortalizados, alguns ainda com o lançamento de novos produtos com a mesma designação.
Aqui a Suzuki com a Djebel, também designada Dakar, ou Raider, e a primeira Honda deste tipo a ser vendida em Portugal, a pequena XL 125 Paris-Dakar. Gosto particularmente desta época!

sexta-feira, 2 de março de 2012

REGRESSO AO PASSADO - XL 125 PD



Passeando pelos anúncios publicados na net, encontrei algo curioso: uma Honda XL 125 Paris-Dakar!
Pois bem, nada mais, nada menos que uma moto igual à minha primeira moto japonesa. Depressa combinei com o vendedor para ver a máquina. Apesar de estar 100% de origem, incluindo os pneus Metzeller, a moto tinha uma generosa cobertura de ferrugem, nada de preocupante. O valor foi negociado e consegui ficar com a coisa!
A moto não trabalhava nem tão pouco fizemos alguma tentativa de a pôr em marcha, estava parada há 7 anos e achei que era melhor fazer a coisa com alguns cuidados. Limpeza do carburador, gasolina nova e o pequeno 125 arrancou facilmente. Depois uma pequena revisão pelo Fabricio Teixeira e o motor ficou um verdadeiro relógio suíço!
Tenciono andar com ela assim durante uns tempos, não tardará que vá para o estaleiro para receber o merecido tratamento.